Fisioterapia
O paciente com dores crônicas é orientado a procurar tratamento fisioterápico para alívio e controle das dores provenientes da coluna. As patologias da coluna respondem muito bem aos métodos de analgesia e principalmente aos métodos de reforço muscular e controle da postura. Todas essas técnicas podem ser usadas de maneira conjunta para aliviar o quadro doloroso do paciente.
Alguns métodos:
O calor local, o ultrasson, o tens, e outros, são capazes de proporcionar analgesia das dores crônicas e agudas.
A tração é realizada para alívio temporário da dor no pescoço ou dor lombar. Pequenas quantidades de peso são colocadas para alívio da dor e do espasmo muscular.
A aquaterapia (terapia na água) vem ganhando muitos adeptos, pois na água acontece uma redução da sobrecarga. Assim, podemos ter desejado reforço muscular somado a melhora do condicionamento cardíaco.
A educação postural é uma das chaves para evitar novas lesões.Durante as sessões de fisioterapia o paciente receberá orientações sobre como manter uma postura correta, como pegar objetos do chão, como levantar peso etc. Saiba mais na seção Spine Care.
Para os exercícios de alongamento e estabilização, nem sempre são necessários equipamentos especiais. Alguns podem ser feitos no piso, por exemplo, sob supervisão do fisioterapeuta. Também podem ser feitos em casa, após o paciente ter recebido todas as orientações. Nesse grupo temos exercícios de alongamentos e de estabilização que produzem baixo grau de sobrecarga na área de lesão e ainda ajudam a estabilização da coluna.
O treinamento de resistência se inicia assim que a dor passa e baseia-se em reforçar a musculatura, produzindo mais músculos. Existem técnicas e aparelhos para esse tipo de reforço dos músculos das costas, do abdômen e dos músculos oblíquos.
LEMBRE-SE: é importante realizar os exercícios de forma correta, a fim de evitar novas lesões.
Uso de Coletes
Pode ser usado nos seguintes casos:
Deformidades (desvios): o colete chamado OTLS é utilizado nos casos de escoliose, na tentativa de evitar a progressão da patologia e para manter a postura adequada do paciente.
Fraturas: são mantidos por um tempo mais prolongado, até que haja consolidação. O tempo estimado é de 4 meses.
Coluna cervical: temos o colete cervical que pode ser macio ou rígido. Os macios são utilizados para quadros mais leves e proporcionam um conforto satisfatório. Os colares rígidos são utilizados no pós-operatório de alguns casos cervicais ou ainda temporariamente para tratar instabilidades cervicais.
Coluna lombar: também podemos usar coletes rígidos ou macios. Eles proporcionam suporte para a lombar e reduzem a sobrecarga na musculatura em casos de dor crônica. São usados também como suporte após cirurgias de coluna lombar, como discectomias e fusões (artrodeses).
Medicamentos Analgésicos
Muitos tipos de medicamentos são capazes de controlar a dor. Estão incluídos anti-inflamatórios não-esteróides, corticóides, opióides e antidepressivos em baixas doses.
Essas medicações são utilizadas sempre no início do tratamento e são efetivas para o controle da maioria dos casos.