A doença da coluna osteoporose é chamada de doença silenciosa porque a maioria dos pacientes não apresenta sintomas. É definida e diagnosticada como diminuição da densidade óssea, o que resulta no enfraquecimento do osso. Se não tratada pode levar as fraturas da coluna e, por consequência, curvatura torácica devido o avanço da idade.
Diagnóstico de osteoporose
A Organização Mundial de Saúde define como osteoporose o desvio 2,5 vezes abaixo da densidade normal de um adulto jovem. A densitomeria óssea é o exame que nos mostra este desvio. O raio x também é usado, pois mostra a rarefação óssea nos pacientes que sofrem da doença.
Cada vez mais vemos fraturas de quadril e de coluna causadas pela osteoporose. Estima-se que nos Estados Unidos ocorrem cerca de 700.000 fraturas por osteoporose. Nas mulheres o problema é mais intenso e se agrava rapidamente com a menopausa pois a diminuição da massa óssea se acelera quando há diminuição dos hormônios femininos estrógenos.
Sintomas de osteoporose
É muito comum a ideia de que a osteoporose por si só causa dor nas costas, mas hoje sabemos que isto não é verdade. Muitos pacientes têm osteoporose ou osteopenia mas a dor pode ser causada por uma discopatia degenerativa, por exemplo.
Na coluna, os sintomas dolorosos da osteoporose aparecem quando uma microfratura ou fratura por acunhamento se instalam na coluna torácica ou lombar. As dores começam no local da vértebra fraturada, podendo haver irradiação. É importante lembrar que as fraturas podem ser múltiplas, ou seja, em mais de um nível concomitante. Os pacientes idosos são os mais acometidos devido a uma maior intensidade da osteoporose nesta faixa etária.
Tratamento clínico da osteoporose
É importante esclarecer que podemos minimizar os efeitos danosos da osteoporose fazendo a prevenção da instalação desta utilizando cálcio + vitamina D antes mesmo das alterações iniciais. Nas mulheres, o uso da reposição hormonal de estrógenos (hormônios femininos) controla o problema. Nesta fase o uso de medicações anti reabsorção óssea, que mantém a massa óssea como, por exemplo, os alendronatos, etidronatos e etc, é muito eficaz na prevenção das fraturas.
Tratamento das fraturas da coluna por osteoporose
Os métodos cirúrgicos mais usados são a vertebroplastia e a cifoplastia , realizados somente com anestesia local. A vertebroplastia consiste em injetar cimento ortopédico no interior da vértebra para evitar que a fratura aumente. A cifoplastia, além de injetar cimento ortopédico na vértebra, também tenta corrigir a cifose restabelecendo a altura da vértebra.
- Vertebroplastia
- Cifoplastia