Artrodese (fusão)

PORQUE  INDICAMOS A ARTRODESE NA COLUNA?

É uma técnica cirúrgica utilizada para tratar as dores na coluna provenientes das doenças degenerativas da coluna e também proveniente da movimentação indesejada das vértebras (instabilidade).

É um procedimento feito para unir dois ou mais corpos vertebrais reduzindo a movimentação e  a deformidade das vértebras, levando a redução da dor.

Para isto, colocamos  enxerto ósseo no espaço entre duas vértebras, estimulando o crescimento de osso novo .

Este osso novo quando se forma produz um bloco rígido que estabiliza o segmento operado.

É o procedimento cirúrgico mais utilizado dentro da comunidade científica para tratamento definitivo das dores na coluna.   

QUEM DEVE FAZER UMA ARTRODESE? ( INDICAÇÕES)

Este tratamento é utilizado quando os  métodos não cirúrgicos  não aliviaram a dor e nem melhoram sua qualidade de vida.

Sendo mais específico, se vc tem dores na coluna com ou sem irradiação para as pernas ou braços e não melhorou com fisioterapia, medicação ou bloqueios de dor, vc pode ser candidato a uma artrodese.

Procure um cirurgião de coluna para ser avaliado quanto a possibilidade de realizar uma artrodese para alívio de suas dores.

As patologias que podem ser tratadas são :

  • DEGENERAÇÃO DO DISCO INTERVERTEBRAL
  • ESPONDILOLISTESE
  •  ESCOLIOSE  DE ADULTOS E CRIANÇAS
  • ESTENOSE DE CANAL VERTERBAL
  • FRATURAS DE COLUNA

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ARTRODESE?

Abertas Tradicionais (são as mais agressivas)

Minimamente  invasivas ( Com menor agressividade)

Entenda sobre as artrodese minimamente invasiva

COMO O CIRURGIÃO REALIZA A ARTRODESE/FUSÃO ENTRE AS VÉRTEBRAS ?

Há muitos métodos para realização desta artrodese onde usamos  incisões feitas pela frente ou então pela parte posterior da coluna.

Esta escolha da abordagem deve ser baseada na anatomia da patologia em questão e na possibilidade de evitar possíveis as lesões já descritas como complicações de uma artrodese de coluna.

Para este procedimento necessitamos colocar o enxerto ósseo, dependendo da técnica usada, no disco intervertebral  ou na parte posterior da coluna.

Essa massa óssea demora para se formar  e durante este período podem ser usados implantes que vão fazer a fixação do segmento até que a formação óssea esteja finalizada. Poderemos usar parafuso de pedículo, cages e outros.

Após este período, com uma formação óssea sólida, o paciente poderá retornar às suas atividades diária.